Horta em Casa - parte II

Contei aqui da minha mais nova saga né? Ou melhor, de uma delas, quem tem criança sabe que cada dia eles saem com coisas novas pra gente cavocar conhecimentos novos ou antigos já esquecidos... Hehehee
Se você perdeu este lance... clica AQUI e dá uma lidinha numa das minhas andanças atuais.

Fui me consultar e o Drº Google-Ponto-Com (rsrsrs) me confirmou como devo preparar a terra para receber as plantinhas amadas:

Antes de plantar no canteiro, precisamos prepará-lo para receber as plantas. Passos bem simples devem ser seguidos:
  • Afofe bem a terra

A maioria das hortaliças têm raízes frágeis, que não conseguem crescer em solos compactados. Sendo assim, devemos afofar a terra do canteiro. É recomendado o uso de enchadões para essa etapa, mas se não possuir, pode-se usar uma pá, mas o trabalho fica bem maior. Só faça isso como solo seco ou levemente úmido, pois trabalhar com solo molhado torna o solo duro como um tijolo. 
  • Dê forma ao canteiro 
Em espaços maiores, é preferível que sejam feitos canteiros elevados. Eles servem principalmente para podermos caminhar entre as plantas sem esmagar o solo utilizado pela planta, e também para evitar o empoçamento de água. Em espaços muitos pequenos isso não teria utilidade.

  • Hora de misturar o adubo no solo 
Se desejar adubar o solo incluindo húmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal, NPK, uréia agrícola, entre outros adubos orgânicos ou minerais, essa é uma boa hora de misturá-los à terra do canteiro. Misture-os bem no solo até uma camada de uns 10cm de profundidade, sempre utilizando as medidas recomendadas. Nunca devemos exagerar no adubo, seu excesso pode matar a planta.
Depois da adubação, é recomendável que aguardemos um período de 10 a 15 dias para que o adubo entre em equilíbrio no solo, evitando assim futuros problemas.


A fonte foi este site aqui http://www.cultivando.com.br/ - tem um montão de matérias especiais lá... vale a pena a visita. :D



Segue aí mais algumas imagens inspiradoras pra gente ter força de chegar no final da jornada.



Olha isso, que mimo... a gente nem fixa o olhar nas garrafas PET, não é mesmo?
Mega amei... no meu caso só não faria em uma altura tão grande, senão a pequena não alcançaria os "tomates".










Aqui vão algumas da minha pesquisa, todas do Google imagens (caso seja sua me avise para que eu possa dar os devidos créditos e se você sabe de quem são os créditos, me avise, por favor. ;) )
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário