Mandiocada (o que é e como fazer)


Olááá minha gente amadaaa!!!
Por aqui o friozinho está dando o ar da graça com muitas geadas e sinceramente, o que melhor cai são as comidas quentes. Vamos a uma das receitinhas que mais faz sucesso nessa época por aqui?
Você conhece Mandiocada? Não? Eu também não conhecia até vir morar aqui no RS. Depois que conheci tenho paixão por esse prato sulino.
Pois bem, mandiocada é um prato típico daqui do Rio Grande do Sul e a peculiaridade dele é o modo de fazer que somado à simplicidade (de ingredientes) que resulta numa delícia que aquece de verdade. Vamos a ela?

Imagem e receita via (adaptada).


Ingredientes

1 ½ kg de costela de porco (magra)
2 kg de mandioca 
3 tomates maduros grandes 
2 cebolas grandes 
1 pimentão verde médio picado
425 gramas de molho de tomate
½ xícara de óleo
3 folhas de louro
1 colher de sopa de açúcar 
orégano (a gosto)
sal (a gosto)
salsa e cebolinha (a gosto)


Modo de preparo

1 - Descasque a mandioca, lave e corte-a ao meio. Cozinhe com pouco sal. Remova o fio do centro da mandioca e corte em quadrados pequenos. O ponto é ao dente para depois não desmanchar tanto. Reserve.
2 - Corte a costela em pedaços pequenos, tempere com sal e orégano a gosto e frite no óleo (temperatura média) com uma colher de chá de açúcar até que as costelas estejam cozidas e bem douradas. Retire todo o óleo. Quando faço não coloco açúcar, uso colocar a carne já temperadinha para fritar e depois de bem dourada uso tirar todo o óleo e deixar somente a carne para prosseguir com a receita.
Acrescente a cebola picada e espere até que ela fique dourada. Em seguida, coloque a pimenta e os tomates na panela para refogá-los.
Coloque um pouco da mandioca cortada, as folhas de louro e o molho de tomate. Mexa bem e coloque o restante da mandioca. Complete com água fria até cobrir 1 cm (½ polegada) acima dos ingredientes.
Cozinhe até que a mandioca esteja totalmente cozida  (macia) e (praticamente toda) desmanchada. A mandioca deixará o caldo cremoso. Coloque sal, salsa e cebolinha a gosto.

Esse prato é ideal para os dias frios e pode ser servido com pão torrado e um bom vinho.




E então? Já provou essa delícia?
É muito prático de fazer e sempre agrada a quem experimenta.
Aqui em casa fazemos bem seguidamente e é um alimento super saboroso.


Beijokas mil e até muito breve.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário