Maratona #DiaDosPais - Parte 2

Olááá minha gente goxtoooosaaaaa!!! Hahahaa
Bom dia, queridos e queridas!

Como estão? Espero de todo o coração que bem!
Você deve estar pensando... Maratona Dia dos Pais... o que será isso?
Perdão no post anterior eu não expliquei do que se trata, mas ainda está em tempo, não é mesmo?
Trata-se de uma "mini-série" de ideias e sugestões pra homenagear os pais no dia mais esperado do ano por eles.

Eu tive misericórdia de Deus em ter um pai maravilhoso, com erros e defeitos como todos, mas que se aperfeiçoa a cada momento e sempre nos cuidou e respeitou de forma fantástica. Da mesma forma, quando orei a Deus por um marido segundo o coração de Deus, pedia também que fosse um ótimo pai para os futuros filhos que Deus me falava que queria que eu tivesse... então Deus escolheu o Marcos, que vocês que nos acompanham pelas redes sabem que é um paizão excelente pra Lulu e será para esse bebezinho que está a caminho também.
Sendo assim, como deixar essa data passar em branco? Como deixar essa oportunidade, de ajustar ponteiros que são necessários pra boa convivência, passar? Nem pensar!!! Precisamos já pensar em sermos famílias segundo o coração de Deus. Unidos e fortes uns cuidando dos outros!
Meu pai e o maridão são fãs do churrasco, mas quero fazer algo diferente também. Bora pensar em pratos especiais então?

Torta Madalena



Ingredientes

1 kg de batata – cerca de 6 unidades médias
1 ¼ de xícara de chá de leite
¼ de xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de manteiga
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal a gosto
1 folha de louro

Modo de Preparo

Descasque, corte as batatas em pedaços médios e transfira para uma panela.
Junte 1 colher de chá de sal, a folha de louro, cubra com água e leve ao fogo alto.
Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até ficarem macias – espete com um garfo para verificar. Quando batatas estiverem cozidas, desligue o fogo e reserve 2 xícaras de chá da água do cozimento para utilizar no recheio. Passe as batatas pelo escorredor e deixe por alguns minutos para secar. Enquanto isso, coloque o leite numa jarra de vidro e leve para rodar no micro-ondas por cerca de 1 minuto para aquecer – esse é o truque para o purê não empelotar. Sobre a panela seca, passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Volte ao fogo médio e acrescente o leite aquecido aos poucos, mexendo com o batedor de arame para ficar cremoso. Junte a manteiga e misture até derreter. Desligue o fogo e misture o queijo ralado. Tempere com noz-moscada a gosto, prove e ajuste o sal e reserve. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, espalhe uma camada bem fina de azeite num refratário de cerca de 30 cm x 20 cm. Coloque uma camada do purê de batata no fundo do refratário e reserve. 

Ingredientes para Recheio

500 gramas de carne moída
1 cebola picada picados
2 dentes de alho picados
2 tomates picados
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá da água do cozimento das batatas
2 linguiças (tirei a carne da sua capa e separei com a mão – estava sobrando em casa… não é necessário por na sua)
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão ralado fino a gosto para polvilhar

Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho para refogar.
Adicione a carne e a carne da linguiça, tempere com sal, pimenta do reino e polvilhe a farinha de trigo. Deixe cozinhar por certa de 10 minutos até as carnes cozinharem, mexendo de vez em quando para nada grudar no fundo da panela. Junte à panela o extrato de tomate, água da batata e misture bem. Diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez até o recheio encorpar. Desligue o fogo, adicione os tomates picados, transfira o recheio para o refratário da torta.
Cubra o recheio com o restante do purê de batatas e espalhe usando as costas de uma colher para cobrir toda a carne. Para finalizar, polvilhe com queijo ralado a gosto. Leve o refratário ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos até dourar.
Retire do forno e sirva a seguir.

Fonte: Manga Com Pimenta com a base extraída de Panelinha.

Uma outra pedida ma-ra-vi-lho-sa é o Salmão. Confere aí:

Salmão ao Vinagrete com Couscous de Legumes


Para fazer esse salmão você precisa de dois temperinhos que hoje são relativamente fáceis de encontrar: o lemon pepper e o vinagrete desidratado. O primeiro é uma mistura de pimenta do reino com limão e o segundo é uma mistura de alho, cebola, tomate e cheiro verde.


Com pelo menos 3 horas de antecedência tempere as postas de Salmão com suco de limão (usei siciliano), sal e lemon pepper. Mantenha na geladeira. Na hora de assar, unte uma assadeira ou refratário com azeite (eu coloco o alumínio para não sujar tanto). Coloque as postas de peixe, cubra com o vinagrete desidratado e leve para assar em 250º até dourar a superfície. Cuidado para não deixar secar demais.


Para o Couscous:
Cozinhe em água fervente 1 cenoura pequena em cubos por 5 minutos. Escorra. Refogue no azeite 1/2 cebola picada, junte a cenoura pré-cozida, 2 colheres de pimentão vermelho picado, 1/2 xícara de ervilhas frescas, 1/4 de tablete de caldo de legumes e água fervente só o suficiente para cobrir. Deixe ferver com a panela aberta, em fogo baixo até quase secar toda a água e amolecer os legumes. Reserve. Em um recipiente fundo, junte 1/4 de tablete de caldo de legumes à 1 xícara e mais 2 dedos de água fervente. Acrescente 1 xícara de couscous e tampe o recipiente por 10 minutos. Após este período, mexa o couscous com um garfo para desgrudar os grãos e junte um fio de azeite. Na sequência, some os legumes refogados e 2 colheres (sopa) de suco de limão (usei o siciliano). Misture bem e se achar necessário acrescente um pouco de sal. Esse é o melhor salmão assado que já comi e a combinação com o couscous que fica levemente cítrico é perfeita! Se eu fosse você investia numa caixinha de couscous (custa entre R$ 8,00 e R$ 15,00) para variar um pouco, rende muito em quantidade e em possibilidades!


Uma opção leve de sobremesa é uma mousse bem delicada... não achas?


Mousse de Leite Ninho



Ingredientes:

1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite sem soro;
1 colher (sopa) de gelatina incolor hidratada em 4 colheres (sopa) de água;
1 xícara (chá) de leite Ninho (ou qualquer leite em pó);
Raspas de chocolate branco.

Hidrate a gelatina em 4 colheres (sopa) de água e aqueça por 15 segundos no micro-ondas (se vc não sabe utilizar gelatina incolor, aprenda aqui). Bata o leite condensado no liquidificador por 30 segundos para adicionar ar e dar volume. Junte o creme de leite, o leite Ninho e a gelatina hidratada. Bata bem, coloque em um recipiente e leve a geladeira até endurecer. Decore com raspas de chocolate branco.

Importante:
– Essa receita fica com consistência de mousse cremosa, não é ideal para desenformar.
– Se você gosta de sobremesas mais suaves e menos doces, aconselho a usar 2 latas de creme de leite sem soro (ou 2 caixinhas) e um pacotinho inteiro (de 12g) de gelatina incolor.


E então? Gostou?
Ainda falaremos mais sobre essa maratona show de bola. hehehe


Beijokas mil.




Comentários
1 Comentários

1 comentários: