Organize-se

Bom dia, gente lindaaa!!!
Tudo bem?

Bora se inspirar mais sobre organização pessoal?
Te uma onda por aí que defende que para uma organização pessoal eficiente basta um caderninho qualquer e uma caneta... o método se chama Bullet Journal e foi criado por um designer americano chamado Ryder Carrol e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita o planejamento do que você quiser, a consulta do que passou (e você anotou) e ainda um local para você lembrar/controlar seus compromissos... Parece ótimo? Sim, ele é!




 O que ele tem?


Na verdade não há regras, você faz o seu método de organização funcionar a partir do que funciona para você, entende como?


O método sugere:
1 - Escolha um caderno. O melhor caderno para isso é o seu preferido, ele pode ser pontilhado, pautado, quadriculado ou de folhas lisas, deixe ser o seu preferido, Ok? Junto com ele separe sua caneta preferida


Eu escolhi um caderno pontilhado de uma papelaria artesanal, a Bela Zozo Studio (@belazozostudio - você encontra no Instagram ou no Facebook).

2 - Numerar as páginas. Se isso fizer diferença para você (se for mesmo importante).

3 - Criar um índice e deixar duas páginas para isso,

4 - Crie a sua CHAVE ou legenda, ela indicará a ação para cada compromisso anotado. Ela pode ocupar uma página, um cantinho ou ficar solta dentro do caderno, como preferir.

Uma ideia de chave segue abaixo:


5 - Adicione: calendários, frases, controles financeiro, de hábitos e tudo mais o que você quiser, mas essas coisas são todas opcionais, ok? Pense no que ajuda você na sua organização, no que faz falta ter numa agenda normal e distribua no seu caderno somente aquilo que serve para você.

Aqui abaixo segue o que eu fiz no meu BuJo:

Separei uma página para recordações e outra para os calendários dos 3 últimos meses desse ano, Outubro, Novembro e Dezembro de 2017.


Como amo ler, tenho alguns livros na estante na fila para leitura, então desenhei uma estante e coloquei nos livros os nomes dos que tenho a ler (depois mostro todo completinho lá no IG @nanyjohann , ok?). Ao lado optei por mais uma página para fotinhos e coisas a celebrar.


Mais uma página para fotos ou alguma frase especial... ainda não decidi, hehehe e  a capa do mês de Outubro.


Uma coisa que super funciona pra mim é o planner mensal, que nada mais é do que um calendário com espaço para anotações (essa foto é de quando eu montei esse layout, agora essa página já está cheia de compromissos... hehee).
Já essa página ao lado, deixei para os aniversariantes do mês, metas para esse mês e espaço para algumas ideias para posts e ações daqui no blog (nesse espaço das ideias, geralmente colo post-it's com as ideias e assim que as termino tiro-as daqui).

Outro controle que me ajuda muito é o financeiro e deixei uma página para isso em especial e logo ao lado, comecei com os espaços para os dias, mas dessa vez, pensei em anotar só o essencial, por isso experimentei esse layout, tomara que dê certo...



Se num mês ou num dia o seu controle e jeito não deu certo, você pode sim mudar imediatamente, pois o caderno é seu e o principal objetivo é funcionar para você independente de beleza ou enfeites.

À medida que for utilizando, vou mostrando lá no Instagram para vocês, ok?

Ah... quer mais ideias? Aqui você encontra algumas bem especiais que separei para inspirações.

E aí? Alguma dúvida? O que acha desse método, já conhecia, já usa... comenta com a gente.
Beijokas mil e até amanhã.


Comentários
1 Comentários

1 comentários: