Congelar Pra Agilizar???


Bom diaaa!!!
Vamos falar de agilidade nas tarefas de casa? Pois bem, nesse ano, tivemos a feliz notícia de que nossa ajudante (aqui no RS chamamos de Táta) abriria uma cozinha gourmet. Sim, feliz porque ela cozinha muito bem e é feliz fazendo isso, mas pra nós, com certeza foi (e está sendo) um desafio adaptar-se à realidade de cuidarmos sozinhos da nossa casa.
Nossa ajudante estava conosco há um bom tempo, durante o dia todo, mas sinceramente cremos que ela virou uma pessoa da família até porque se formou uma amizade tão linda e especial que assim nos consideramos, família.




Agora que a vida ficou mais corrida do que o normal (principalmente por isso demorei mais tempo do que as férias normais para voltar) tudo o que eu posso congelar para facilitar a minha vida, assim o faço. Procuro sempre ter mais ou menos em mente para uma semana e meia ou duas os alimentos que vamos consumir. Claro que arroz, macarrão, lanches rápidos e saladas cruas precisam ser feitos/preparados no momento ou pouquíssimo tempo antes, mas o mais demorado e de preparo mais minucioso podem e devem ser preparados com maior antecedência.

Aqui vão 3 exemplos do que podem ser congelado e que fará total diferença na correria do dia-dia.


Feijão



Dica de ouro: veja quanto (aproximadamente) você e sua família consomem por dia e separe essa quantidade em porções para congelar. Podem ser recipientes de plástico, de vidro ou ainda pode ser em pacotinhos de embalar a vácuo. Descongele na geladeira a fim de preservar o alimento da ação de bactérias e de preferência somente antes - no tempo necessário - para aquecer e consumir.


Pães




O ideal é congelar para utilizar dentro de um mês, mas geralmente os pães podem ser congelados para um pouco mais de tempo.


Molhos



Os molhos congelados facilitam em muito nossa vida, mas o mais legal é que pode-se fazer com aqueles tomates mais maduros que não foram para as saladas... eu amo molhos caseiros, mas sinceramente, vale a pena muito mais por serem naturais, caseirinhos e cheios de amor no preparo.
A forma de congelar varia, há quem prefira em forminhas de gelo, mas eu prefiro em potes plásticos para ter a quantidade exata para uma receita de carne, por exemplo.
Aqui tem uma receita caseira e maravilhosa de molho de tomate com aproveitamento de vários legumes que estavam parados esquecidos na geladeira... Amei a ideia e vale a pena dar uma pesquisada especial no site todo da Thais, ela é uma linda que compartilha várias coisas especiais pra mudar nossas vidas pra melhor. E como ajuda!!!



E você, o que faz pra agilizar a vida na hora de cozinhar?
Eu sigo pesquisando pra agilizar ainda mais a vida por aqui, mas quero diquinhas suas também, ok?
Heheheee


Beijokas mil e até muuuito breve.


Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Oi Aninha,
    Eu sou a rainha do potinho no freezer.Mas não sou de etiquetar e de vez em quando rola um que será isso,meu Deus...rsrs...Congelo salsinha,cebola picada, pimentão picado em potinhos pequenos,que me salvam na hora de um refogado.Congelo peito de frango cortado em cubinhos e já cozido, que pode servir prá fazer uma torta salgada,ou juntar champignon,creme de leite e ter um strogonof rapidinho.Carne cozida com molho também é prático,basta descongelar e colocar uma batatas por exemplo,ou usar no macarrão.Arroz, eu tenho uma panela elétrica e foi o melhor eletrodoméstico que compramos(depois da máquina de lavar...kkk...).Eu saio cedo,refogo o arroz,deixo na panela e quando chego coloco a água.Como faz sozinho,enquanto isso arrumo a mesa,faço uma salada(já deixo o alface lavado) ou termino a carne.Nessa correria nossa,temos que otimizar o tempo,né?Espero que tenha te ajudado um pouco com meu malabarismo culinário.
    Besitos e tenha um fim de semana abençoado.

    ResponderExcluir